terça-feira, 19 de março de 2013

Teatro: Paixão de Cristo


Foto: Geraldino Ochner
A tradicional peça teatral "O Milagre do Calvário", que há 61 anos emociona expectadores  de toda a região na época da Páscoa, será apresentada na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, às 20h30min, no Centro Cultural de Rodeio "Ivanir Alberto Scoz" (anexo a Vila Italiana), com ingresso único a R$ 15,00.

Com duração de três horas e dividido em 14 quadros (cenas), a peça retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, reunindo 60 atores da comunidade rodeense, sob a direção do professor e jornalista,  Geraldino José Ochner. O Grupo Teatral de Rodeio é mantido pelo Circolo Trentino, e dele também fazem parte alguns membros do Gruppo Folk Trentino di Rodeio, como por exemplo o ator Gustavo Pasqualini, que desde 2008 faz o papel de Cristo.

O Teatro da Paixão de Cristo tem uma história consagrada em 60 anos de apresentações. O elenco é composto por atores amadores, que no dia-a-dia se dedicam as mais variadas profissões. O diretor geral, Geraldino José Ochner, que por 33 anos fez o papel principal de Jesus Cristo, disse que o grupo mantém um elenco quase inalterado, o que contribui no desempenho da interpretação.  Outros atores também se deixam envolver com o espírito pascal e essa energia parece passar para o público, que não raras vezes se vê com os olhos marejados durante a apresentação. A peça é tão envolvente, que o expectador nem percebe o tempo passar. Os intervalos entre as cenas são curtos, menos de três minutos, o que torna a apresentação bem dinâmica.


História da peça

Tudo começou em 1952, quando o Frei Humberto reuniu jovens e pessoas da comunidade para encenar "O Milagre do Calvário". Segundo Geraldino Ochner, o roteiro permanece o mesmo desde a fundação.

Em 1975, passou à liderança de Adimir José Tomelin e Antônio Adami, com Geraldino José Ochner interpretando o papel de Cristo.

Um dos palcos utilizados pelo teatro por muitos anos foi o Salão Cristo Rei, da Paróquia de Rodeio. Houve anos seguidos em que o teatro era apresentado em três dias seguidos. O recorde de público foi de 850 expectadores numa única noite. Nos últimos anos, o teatro passou a ser apresentado em sessão única, sempre na Sexta-Feira Santa, no Centro Cultural de Rodeio.

Os recursos arrecadados nas apresentações são usados para custear cenários e figurinos. O grupo já realizou apresentações em outras cidades da região, como Timbó, Ascurra, Blumenau e Pomerode.



Álbum de fotografias:















Nenhum comentário:

Postar um comentário